A minha filosofia de ensino assenta, essencialmente, em criar e desenvolver nos alunos o gosto pela Arte, em particular pelas Artes Visuais. Pretendo estimular a sua criatividade, fomentar a sensibilidade estética - através da contemplação e interpretação da Obra de Arte, interacção, entre outras experiências estéticas. Contribuindo para o enriquecimento da cultura visual e artística.
Gostaria de como artista plástico e futuro professor tirar partido da minha formação artística, e especialização em escultura, para transmitir um conhecimento mais "consciente e útil". Desta forma, recorrendo com frequência ao plano tridimensional e à escultura, pois muitas vezes é lhe dada pouca atenção nos ciclos mais baixos de estudo. Contudo, é a que mais se aproxima da realidade, tridimensional. Gostaria de leccionar aulas muito práticas, a par da componente teórica, tendo em vista "incendiar" a curiosidade e motivação dos alunos em quererem saber mais. Servindo-me, nomeadamente, de idas a museus e exposições mais relevantes artisticamente. Da arte mais clássica à arte contemporânea - do agora! É fundamental dar a conhecer e incentivar os alunos a "viverem" os museus, galerias e suas exposições, também espaços expositivos não instituicionais, arte pública, performance, etc. Promover a realização de actividades em oficinas e workshops, até nos próprios espaços expositivos, como por exemplo, através de exercícios estimulantes e práticos de registo gráfico.
Para concluir, desejo preencher o mais cedo possível, as principais lacunas dos alunos, fomentando a visita a museus de referência, exposições, e outros espaços ligados às artes plásticas. Aproximando-os, assim, simultaneamente, do meio artístico e dos seus principais agentes. Confrontando-os, deste modo, com a arte do século XXI e alargando a sua cultura visual artística.
Fonte da imagem (topo): http://www.extrapolando.com/curso-tecnico-em-artes-visuais.html
Fonte da imagem (topo): http://www.extrapolando.com/curso-tecnico-em-artes-visuais.html