As TIC na minha disciplina são usadas, principalmente, com o objectivo de estimular e motivar os alunos, através de uma apresentação mais dinâmica dos conteúdos.
O impacto das TIC no conteúdo da minha disciplina é visivel ao nível de um aumento da interacção, entre os alunos e com o professor, e dos recursos educativos multimédia. Permitindo que a aprendizagem não se concentre apenas na exposição verbal e no manual para visualizar imagens e texto.
As formas de uso das TIC entre os alunos, o professor e por ambos, variam entre a apresentação de projecções, de slideshows, powerpoints, quadro interactivo, documentos PDF, Photoshop, passando pela criação de blogue da disciplina e turma, visionamento de vídeos, entre outros. As actividades propostas aos alunos surgem como um complemento, ou parte integrante, das actividades que se fazem tradicionalmente na disciplina. Não descorando o saber fazer dos alunos, estes devem sempre experimentar e praticar os conteúdos transmitidos, pela sua própria mão. Posteriormente, poderão servir-se de ferramentas multimédia para aplicar e desenvolver as suas competências.
O uso das TIC no processo educativo torna-se um meio mais apelativo e interactivo em relação a formas de trabalho tradicionais, que passam essencialmente pelo domínio verbal e do manual da disciplina. Despoletando uma maior curiosidade e, consequentemente, interesse e gosto dos alunos pela aprendizagem. Alunos que pertencem a uma geração tecnológica, sentem-se fascinados por ela e são capazes de trabalhar com vários recursos multimédia em simultâneo.
Concluíndo, a utilização das TIC penso que não "subverte" a cultura de ensino e aprendizagem típica da minha disciplina, antes, complementa e enriquece-a.